Ondas e propagações
Ondas e Acústica
Telefone de Barbante
Introdução
O tema da nossa experiência são ondas e acústica, e construímos o telefone de barbante. Para entendermos a experiência, é necessário sabermos os fenômenos ondulatórios que estão envolvidos no experimento. São eles:
Refração: Consiste em a onda sonora passar de um meio para o outro, mudando sua velocidade de propagação e comprimento de onda, mas mantendo constante a frequência e isso ocorre na transmissão de informações entre os copos.
Difração: Fenômeno em que uma onda sonora pode transpor obstáculos. Isso ocorre nos testes propostos pelo professor quando é colocado obstáculos no barbante.
Interferência: Consiste em um recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes em que são considerados sons fortes e fracos e isso dependerá do formato e material do copo.
Classificação da onda:
A onda é transversal, unidirecional e mecânica.
Por ocorrer para um único sentido e o barbante ser esticado na horizontal, a onda é transversal e unidirecional e por ser propagada através de um meio sólido (barbante) é mecânica.
Objetivo
O objetivo é bastante simples. Consiste em construir um telefone de barbante que consiga fazer a passagem de informações de forma clara, utilizando dos princípios de propagação de ondas sonoras de um copo para o outro, através do barbante. O barbante serve como transmissor de vibrações sonoras.
Metodologia
Materiais utilizados:
- Dois Copos descartáveis
- Prego
- Barbante
Montagem da experiência:
- 2 copos de plástico - 1 prego - 2 a 5 metros de barbante
- Faça um pequeno furo, aproximadamente - Passe a ponta do barbante através do - Com o fio bem esticado, da largura do barbante, bem no centro do furo e faça um nó grosso para evitar que