Europa Idade Média
O termo latitude teve origem quando antigamente, os povos traçavam os arcos que resultavam no movimento dos corpos celestes no céu. Quando uma estrela estava no ponto máximo de sua trajetória, mediam a distância em graus, entre essa estrela e a linha do horizonte.
Eratóstenes já havia feito um sistema de linhas de latitude, usando a Estrela polar como guia. Ptolomeu o aproveitou e em seu mapa-múndi, já estavam traçados alguns paralelos. Nesse mapa, no caso da linha do Equador, em qualquer localidade cortada por essa linha era possível observar a Estrela Polar na altura do horizonte.
Até o século XV, os navegadores europeus não enfrentavam muito o mar. As embarcações que saiam pelo Oceano Atlântico nunca retornavam, fazendo com que acreditassem nas lendas (monstros marinhos, águas ferventes, pedras ímãs e etc). Os investimentos de dom Henrique (filho do rei de Portugal) com a colaboração dos mais experientes cartógrafos, navegadores e construtores navais da época, produziram uma verdadeira revolução na tecnologia naval. Isso rendeu dinheiro para a Coroa portuguesa. Portugal conquistou novas terras e construiu entrepostos comerciais na costa africana. Garantiu a exclusividade no lucrativo tráfico de negros escravos, ouro em pó e marfim para a Europa.
Grandes Navegações: as primeiras viagens foram realizadas por Cristóvão Colombo, Américo