Ondas sonoras
1. OBJETIVO
O objetivo dessa prática foi a determinação da velocidade do som no ar, à temperatura ambiente, a partir das medições do comprimento de onda, para uma dada freqüência.
2. INTRODUÇÃO
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda(λ) e a periodicidade no tempo é medida pela frequência(f) da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda,que é dada por v= λf. Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso). Ela pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direção perpendicular à direcção de propagação da onda. A prática a ser discutida envolve apenas as ondas sonoras as quais perterncem ao grupo das longitudinais. Essas são as que possuem freqüência de vibração entre 20 e 20.000Hz, que naturalmente, são captadas e processadas por nosso sistema auditivo. Além disso, são originadas a partir de vibrações do ar que são captadas pelo tímpano com freqüência e amplitudes pré-definidas.
DESCRIÇÃO FÍSICA DE UMA ONDA
[pic]
A luz se propaga na velocidade de 300.000 km por segundo, enquanto as ondas sonoras circulam no ar à razão de 340,9 metros por segundo. Em dias quentes o som se propaga com mais velocidade do que nos dias frios, pelo fato de o ar quente ser menos denso do que o ar frio. Nos dias de frio intenso a velocidade do som pode chegar a 328,7 m/s. A mais antiga tentativa para a determinação da velocidade do som, de que temos notícia, foi realizada na França, em 1738, cuja tentativa não foi entretanto coroada de êxito. Mas, em 1822, pelas experiências conduzidas por uma comissão designada pela Academia Francesa,