Atps eletricidade parte 01
1- Introdução teórica.
A lei de Coulomb é ale que faz referencia ao estudo da eletrostática onde se tem dois princípios básicos, o de atração o de repulsão esta lei foi criada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb em 1783.
Este por sua vez muito importante por seus trabalhos relacionado ao estuda da eletricidade e magnetismo em seu maior trabalho teve a seu nome ligado à le de Coulomb citada acima onde postula que duas cargas elétricas de sinais opostos se atraem e duas cargas elétricas de sinais iguais se repelem.
Outros físicos importantes também em nosso estudo são George Simon Ohm (físico e matemático alemão) que foi o criador da lei de ohm com sua conclusão de que a intensidade da corrente elétrica em um condutor diminuía com seu comprimento e aumentava com o aumento da seção, fenômeno esse que hoje chamamos de resistência. E Michael Faraday (físico e químico inglês), foi intitulado na época como o melhor experimentalista teve muita contribuição no campo da eletroquímica e este titulo deve-se aos grandes trabalhos e experimentos que envolveram as leis da eletrólise.
2- Metodologia.
Inicialmente lemos o artigo indicado para que realizássemos o trabalho, artigo que tratava das leis de Coulomb, lei de Ohm e Faraday, onde podemos analisar os resistores e capacitores seus conceitos e suas utilizações.
Partimos então para a atividade do experimento dde resistores e capacitores criados à partir de papel e grafite.
Na primeira etapa criamos três resistores utilizando traços de grafite (com lápis) com comprimentos de aproximadamente 80mm e espessura de 4mm este em papel cartolina com medidas de 90X70mm como mostrado na figura 01.
Figura – 01 (Resistências em grafite)
Iniciando as medições tivemos a leitura de 153KΩ no resistor experimental R1 que tem forma de onda, a segunda leitura foi de 22,6KΩ no resistor experimental R2 com formado de linha reta e a