Ondas mecânicas e eletromagnéticas
ONDAS MECÂNICAS
São perturbações que precisam de um meio material elástico para se propagarem, e através desse meio transporta energia e quantidade de movimento. Como exemplo de ondas mecânicas temos ondas em cordas e o Som. Para os seres humanos a percepção de uma onda sonora depende basicamente da frequência e da intensidade do som essas ondas são produzidas por corpos oscilantes. O ouvido humano só é capaz de perceber ondas sonoras entre 20 Hz e 20.000 Hz. As ondas eletromagnéticas não necessitam de meio material para se propagarem, se propagam também no vácuo. É o caso das lâmpadas fluorescentes. As cordas vocais, as cordas da guitarra, a membrana do tambor ao serem perturbados, isto é, ao serem acionados emitem sons, os quais atingem nossos tímpanos fazendo-os vibrar, captando essas frequências.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
As ondas eletromagnéticas estão presentes na televisão, no rádio, na luz visível, raio x e no forno microondas e mesmo que não possam ser vistas estão ali, desempenhando seu papel. Elas são as ondas eletromagnéticas.
Aplicações práticas do eletromagnetismo: O eletromagnetismo é uma das teorias mais bem sucedidas da física. Em apenas 4 equações (conhecidas como equações de Maxuell) toda a teoria eletromagnética pode ser resumida.
O eletromagnetismo é o estudo dos campos elétrico e magnético. A luz por exemplo, por ser uma onda eletromagnética ela é estudada pela teoria do eletromagnetismo, sendo assim, todos os instrumentos óticos são aplicações do eletromagnetismo.
Trata-se de uma placa metálica de cor negra que absorve radiação solar. Nesta placa ocorre a transformação da energia solar em energia térmica, isso ocorre pois a radiação eletromagnética carrega energia consigo.
Este aparelho tão difundido nos lares dos brasileiros não passa de um gerador de campos elétricos oscilantes no tempo. Quando uma onda possui frequência entre 0,3GHZ e 300GHZ ela é