Ondas Eletromagn Ticas
Como as ondas eletromagnéticas se comportam
Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Redes Wireless
Docente: Thiago
Discente: Gustavo Granato Marcel Fonseca
O Comportamento das Ondas Eletromagnéticas
Todos os corpos do universo, desde um pequeno grão de areia, até as estrelas, passando pelas plantas, os animais, e até chegar aos seres-humanos, todos emitem Energia Eletromagnéticos. Isso acontece porque os corpos são formados por átomos, e esses átomos contêm elétrons, que vibram e geram um campo elétrico1. Carga elétrica em movimento produz um campo magnético emitindo a energia eletromagnética.
O que diferencia os vários tipos de energia eletromagnética são a frequência e o tamanho da onda que ela é transportada.
ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajetória. Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de frequências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade, modificando a frequência de acordo com espécie e, consequentemente, o comprimento de onda.
Fisicamente, não há intervalos no espectro. Podemos ter ondas de qualquer frequência que são idênticas na sua natureza, diferenciando no modo como podemos captá-las. Observe que algumas frequências de TV podem coincidir com a frequência de FM. Isso permite algumas vezes captar uma rádio FM na televisão ou captar um canal de TV num aparelho de rádio FM.
Características de Ondas.
Ondas de Rádio "Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde frequências muito pequenas, até 1012 Hz, acima da qual estão os raios infravermelhos. As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos