Onda eletromagnetica
É uma onda constituída de um campo elétrico (E) e de um campo magnético (H), suas intensidades variam com o tempo. Seus dois valores são mutuamente ortogonais e perpendiculares à direção de propagação da onda.
Esta oscilação é representada por uma curva, a senoide, que apresenta, ciclicamente os máximos e mínimos. O comprimento da onda (λ) é a distância entre dois máximos ou dois mínimos consecutivos. Nada mais é do que o número de máximos ou mínimos que durante certo intervalo de tempo passa por um ponto, isso é a frequência da onda.
Esta onda eletromagnética é propagada no vácuo com a velocidade da luz (c), igual a 3x10⁸ m/s, portanto o comprimento da onda é representado pela seguinte expressão: λ= c / f [m] obs: para c em m/s e f em Hz.
Onda Portadora
Como o sinal é transmitido via interface aérea para facilitar esta transmissão e adequar as frequências aos sistemas de comunicação utiliza-se a chamada onda portadora, esta onda é um sinal senoidal com três variáveis:
1º Amplitude
2º Frequência
3º Fase
Por definição esse sinal existe ao longo de todo o tempo, com “t” variando de -∞ a +∞.
A equação de uma onda portadora é dada pela seguinte expressão:
E(t) = A sem (2 fct + ɸ)
Sendo:
E(t) = valor instantâneo da onda no intante t
A = amplitude máxima da onda fc = frequência da portadora
ɸ = fase da onda portadora
Estas características observadas anteriormente (A, f e ɸ) podem varias em função do sinal modulante e do tipo de modulação utilizado.
Modulação
A maioria dos sinais não pode ser enviada diretamente pelos canais de transmissão, para isso utiliza-se a onda portadora mencionada acima, cuja propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão, ela é modificada para representar a informação a ser transmitida.
A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com o sinal modulante, pode também incluir uma codificação. O modulante é o próprio sinal que se deseja