omo o programa de filosofia para crianças pode contribuir na relação entre pensamento espontâneo e pensamento reflexivo
O Programa tem a finalidade de desenvolver o pensamento reflexivo na criança mediante sua própria experiência pessoal e do cotidiano em que está inserida. A partir de um pensamento espontâneo, que aceita os fatos sem questionar, que faz julgamentos rápidos e não justifica sua resposta, para um pensamento reflexivo, onde não aceita os fatos de maneira natural, fazendo perguntas para tudo o que ocorre. Tendo opiniões próprias e idéias de como interpretar as experiências, ou seja, tendo um pensamento autônomo, crítico e preciso. O pensar de qualidade que transforma a maneira dela de ver a realidade.
2) Escolha duas habilidades cognitivas e explique como elas podem se desenvolver através do programa de filosofia para crianças
Através das habilidades de investigação, as crianças aprendem a associar suas atuais experiências com aquilo que já aconteceu em suas vidas e com aquilo que esperam que aconteçam. Elas aprendem a explicar e prever, e a identificar causas e efeitos, meios e afins, e meios e consequências, como também a distinguir estas coisas entre si. Elas aprendem a formular problemas, estimar, medir e desenvolver as inúmeras capacidades que formam a pratica que se associa ao processo de investigação.
Nas habilidades de tradução ou Interpretação desenvolve na criança a capacidade de dizer algo que já está dito, com suas próprias palavras. Expressando a mesma coisa de outra forma sem perder a sua essência. Dizer de outras formas a mesma coisa, não alterando sua autenticidade. Para interpretar, a criança tem que ser capaz de observar, perceber pressuposições, identificar sistemas e esquemas.
3) Explique os três objetivos do programa de filosofia para crianças.
O Programa Filosofia para crianças contêm três objetivos:
Iniciação filosófica:
Tem como objetivo auxiliá-los a se tornarem cidadãos que sejam