Omhs
Aluna: Agnes Vanessa Rosa Martins RA: B8334B-3 Turma: EC4V30
Aluno: Wagner RA: Turma:
Aluno: Gabriel RA: Turma: Aluno: Fernando RA: Turma:
Aluno 5 RA: Turma:
Complementos de física
Cleber
11 de Setembro de 2014
As análises foram feitas com medidas de massa para encontrar o período e valores estatísticos para o sistema massa mola-mola “ com uma mola”, em série e em paralelo.
Introdução Teórica Quando um objeto fica sujeito a uma força elástica, o seu movimento recebe o nome de movimento harmônico simples.
Uma das características desse movimento é que ele é periódico. Isso ocorre porque a partícula desprezando o atrito volta a certa posição a intervalos de tempo regulares. Esse intervalo de tempo é o período. Por exemplo, você perceberá que a partícula passará pelo centro na mesma direção a intervalos regulares (o período de tempo).
O período se relaciona com a massa e a constante elástica. Verifica-se que o período é dado pela expressão
Onde m é a massa da partícula. Assim, como é fácil determinar a massa de uma partícula, pode-se determinar k a partir do período.
Outra coisa interessante a respeito do movimento é que, devido à força ser elástica, a partícula atinge certa distância máxima da origem e depois volta. Esse deslocamento máximo é conhecido como amplitude.
Nota-se também que, nos pontos de maior velocidade, o deslocamento é pequeno e, onde o deslocamento é grande, a velocidade é pequena. Por exemplo, na origem (deslocamento igual á zero x = 0), a velocidade é máxima. Quando o deslocamento é máximo (atinge sua amplitude), a velocidade é nula (a partícula está instantaneamente em repouso).
Pode-se verificar que, no movimento harmônico simples, vale o seguinte resultado:
Ou seja, a massa vezes a velocidade ao quadrado, quando adicionado ao produto de k vezes x2, é o mesmo em qualquer ponto onde a mola estiver. Veremos, depois, que a constante é igual a duas vezes o valor da energia