Om Rio Pasta 42452 CI NCIAS CONTABEIS 1 M Dulo
1721 palavras
7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOCURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
OMÁRIO BOMFIM ERNESTO GONÇALVES DOS SANTOS
liderança
Palmas-TO
2008
OMÁRIO BOMFIM ERNESTO GONÇALVES DOS SANTOS
liderança
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Administração Orientadora: Luciane Soutello Koetz
Palmas-TO
2008
Tema: Liderança
Professora: Luciane Soutello Koetz
Acadêmico: Omário Bonfim Ernesto Gonçalves do Santos
INTRODUÇÃO
No início do século quando se pensava em liderança a primeira coisa que vinha era algo de tipo mandar, exigir, em outras palavras uma liderança autocrática. Em nossos dias mencionada a palavra liderança associamos a idéia de que é o melhor, é o primeiro, ou produto topo de linha e até mesmo, o único. Todos querem ser líder seja qual for o seu ramo de atividade. Não podemos negar que de que as empresas que chegam a esse patamar de liderança têm mais credibilidade que as outras. Talvez por esse motivo as organizações investem pesado anualmente para alcançar essa posição. Algumas empresas chegam a comprar a liderança, um grande exemplo, são companhias de telefonia celular que preferem oferecer um serviço ou uma tecnologia de ponta que traga um momentâneo prejuízo, mas a credibilidade adquirida com a liderança em números de clientes lhe trará um lucro recompensador.
CONTEÚDO
Defina: Liderança
Liderança: é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Teorias
Segundo Chiavenato a Teorias de ralações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:
Traços da personalidade: Segundo esta teoria, já desacreditava, o líder possuiria características marcantes de