Olla
Periodizações: Estudos da cultura popular.
As rupturas surgem de dentro da própria cultura popular ou de fatores externos que a invadem? Com quais outros movimentos e periodizações a “cultura popular” estaria ligada de maneira mais esclarecedora?
- O “popular”, a “cultura”, a “cultura popular”.
PRIMEIRA PARTE: Questão das periodizações
A transição para o capitalismo agrário e a formação e o desenvolvimento do capitalismo industrial são lutas que giram em torno da cultura dos trabalhadores, das classes trabalhadoras e dos pobres.
O estabelecimento de uma ordem capitalista pressupõe a constituição de uma nova ordem social. mudanças de valores e práticas, “reeducação”, reformas reordenação das forças e relações sociais.
Tradição popular Lugar de resistência as mudanças promovidas por uma ordem social centrada no capital. A cultura popular está ligada a tradição, as formas tradicionais de vida.
“Transformação Cultural” – “destruição de estilos específicos de vida”
Em vez de simplesmente caírem em desuso através da longa marcha para a modernização (progresso), as coisas foram ativamente descartadas, para que outras pudessem tomar seus lugares. Transformação Cultural “Um eufemismo para o processo pelo qual algumas formas e práticas culturais são expulsas do centro da vida popular e ativamente marginalizadas(...)”
“trabalho ativo sobre as tradições e atividades existentes e sua reconfiguração para que estas possam sair diferentes”.
Cultura Popular Bases culturais distantes das disposições da lei, do poder, da autoridade. Distantes mas ainda pertencentes e vinculadas ao campo mais amplo das forças sociais e relações culturais, à sociedade.
-Tradições, costumes, práticas popularesDistinção cultural, moral, econômica.
-1880-1920- transformações, crise “imperialista social”, reconstituição do terreno da luta política, imperialismo social. Ocorreu o desenvolvimento de um novo tipo de imprensa