Olha
GPS – sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinar a posição de um recetor na superfície da Terra ou em órbita.
Um recetor GPS descodifica as transmissões do sinal de código e fase de múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes.
Os sinais que os satélites emitem são transportados por ondas eletromagnéticas com frequências entre os 1000 e 2000 MHz (são ondas da banda das micro-ondas).
O sinal emitido pelos satélites propaga-se à velocidade da luz (300000 km/s)
O sistema GPS é constituído por 3 segmentos: - Segmento espacial – formado pelo menos por uma constelação de 24 satélites. - Segmento de controlo – a órbita de cada satélite é permanentemente monitorizada por este segmento. - Segmento dos utilizadores – os recetores recebem os sinais emitidos por 4 satélites, fazem o processamento dos dados fornecidos traduzindo-os em coordenadas de posição, valores de velocidade e cronometragem de tempo.
Regra da Triangulação:
1º satélite – o recetor mede a distância ao satélite, o navegante pode estar em qualquer ponto da circunferência centrada no satélite.
2º satélite – o recetor mede a distância ao segundo satélite. Agora as duas circunferências centradas nos satélites 1 e 2 intercetam-se em 2 pontos. O navegante só pode estar num deles.
3º satélite – o recetor mede a distância ao 3º satélite. O navegante sabe que a sua posição está na interseção das 3 circunferências, e isso só acontece num único ponto.
O sistema GPS utiliza a interseção de esferas para determinar a posição tridimensional cujas coordenadas são a latitude, longitude e altitude.
Latitude – coordenada que se mede em graus do centro da Terra aos pólos, baseada no arco do meridiano, que, juntamente com a coordenada longitude, nos dá a localização exata de qualquer ponto no globo. Mede-se de 0º a 90ºN e 90ºS.
Longitude – coordenada medida em graus que, baseada nos meridianos, nos dá a localização exata de