olha
Eletrização por atrito :
Dois corpos neutros feitos de materiais distintos, quando são atritados entre si, um deles fica eletrizado negativamente (ganha elétrons) e outro positivamente (perde elétrons).
Quando há eletrização por atrito, os dois corpos ficam com cargas de módulo igual, porém com sinais opostos.
Isso ocorreu quando se atritou x e y, x sede elétrons ficando positivo e y ganha eletros ficando negativo, assim os dois ficam com o modulo igual só que sinais diferentes.
Eletrização por contato:
Se dois corpos condutores, sendo pelo menos um deles eletrizado, são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo redistribuída entre os dois, fazendo com que ambos tenham a mesma carga, inclusive com mesmo sinal.
O cálculo da carga resultante é dado pela média aritmética entre a carga dos condutores em contato.
Assim colocando o corpo z inicialmente neutro em contato com o corpo x carregado positivamente podemos calcular a carga final dos corpos somando as duas cargas e dividindo por dois,com isso a carga de z e x são iguais, de mesmo modulo e mesmo sinal (positivo).
02- a- Distribuições lineares – densidade linear de carga
Para distribuições lineares, definimos a densidade linear de carga (λ) como a carga por unidade de comprimento. Selecionando um elemento de comprimento (L), contendo uma carga -q, temos: λ = ∆
∆
¬Se a densidade linear for uma constante (distribuição uniforme) podemos calculá-la como: λ = → = λ
¬ onde l é o comprimento total do fio e q é a carga total contida sobre ela.
b-
04-
A esfera z esta neutra inicialmente a medida que entra em contato(sofre eletrização por contato) com a esfera M carrega eletricamente a carga(+6uc) dessa esfera e somada com a carga(0) de z e dividido entre as duas assim ficando as duas esferas com mesma carga(3uc) e mesmo sinal, esse processo se repete quando z entra em contato com a espera N assim ocorre o mesmo processo, com isso z fica com carga de 2uc em