Oleo fuseu

313 palavras 2 páginas
Óleo fúsel
Introdução
O óleo fúsel, mais popularmente conhecido como óleo de cana, faz parte de uma gama de subprodutos gerados através do processamento da cana de açúcar. É um líquido de coloração amarelada obtido a partir da destilação da cachaça ou do álcool etílico, constituindo a fração menos volátil produzida durante este processo. Segundo consta em estudos, a proporção média do volume de óleo fúsel produzido em urna usina é estimada em 2,5l/l000 l de álcool (PÉREZ et al., 2001).
Algumas usinas comercializam este subproduto para indústrias de cosméticos e de medicamentos, porém a grande maioria vê o óleo de cana como um resíduo de descarte.
Partindo deste propósito alguns funcionários de urna usina da região de Santa Cruz das Palmeiras-SP, atraídos pelo odor extremamente desagradável do óleo, apostaram no produto como sendo um possível inseticida, utilizando-se deste no controle de formigas em suas residências e até mesmo em lavouras particulares (AZANIA et al., 2003). O resultado pode ser considerado promissor, pois segundo os funcionários o óleo repeliu as formigas nos locais onde foi aplicado e quando utilizado diretamente em um formigueiro de saúvas promoveu o extermínio destas. Nenhum estudo científico aborda a utilização do óleo fúsel como formicida, entretanto, há registros científicos da ação deste inibindo a germinação de algumas gramíneas.
Na presença de óleo fúsel, as sementes de Brachiaria decumbens e Sida rhornhifoiia não germinaram e apresentaram-se totalmente inviáveis (AZANIA et al., 2003).Na literatura, entretanto, não existem informações sobre o efeito da aplicação do óleo fúsel sobre o desenvolvimento de espécies nativas de matas ciliares, aspecto importante para o seu uso no controle dos problemas referidos, o que é promissor.
O objetivo é apresentar os resultados de estudos conduzidos para estudar a influência e aplicação de óleo fúsel no desenvolvimento e composição mineral angico (Anadenanthera colubuna ) e na germinação de

Relacionados