OLAP
OLAP ou Online Analytical Processing é a capacidade para fazer análises e manipular um grande volume de dados em várias perspectivas.
As aplicações OLAP são usadas por pessoas de gestão em qualquer nível organizacional e que lhes permite análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diárias.
O OLAP possui ferramentas que são classificadas em cinco tipos: ROLAP, MOLAP, HOLAP, DOLAP e WOLAP.
O OLAP facilita as organizações em métodos de acesso, visualização, e analisé de dados corporativos com muita flexibilidade e elevado performance.
No mundo de hoje as empresas estão com maior concorrência entre elas e expandem-se para novos mercados. A velocidade com que executivos obtêm informações e tomam decisões determina a competitividade de uma empresa e o seu sucesso para o longo prazo.O OLAP apresenta informações para os seus usuários com um modelo de dados natural e por intuição. Através de um simples estilo de navegação e pesquisa,os seus usuários podem rapidamente analisar vários tipos de cenários, gerar relatórios "ad-hoc", e descobrir tendências e factos relevantes independente do tamanho, complexidade, e fonte dos dados corporativos.
O OLAP é normalmente usado para integrar e disponibilizar informações gerenciais contidas em bases de dados operacionais, sistemas ERP e CRM, sistemas contábeis, e Data Warehouses. Estas características tornaram-no então numa tecnologia essencial em diversos tipos de aplicações de suporte à decisão e sistemas para executivos.
Num modelo de dados OLAP, a informação é recolhida e organizada em cubos que armazenam valores quantitativos ou medidas. As medidas são identificadas por duas ou mais categorias denominadas dimensões que formam a estrutura de um cubo. Uma dimensão pode ser qualquer visão do negócio que faça sentido para sua análise, como produto, departamento ou tempo. Este modelo de dados multidimensional simplifica para os usuários o processo de formular