OIOIOIOIOI
O processo de formação do petróleo parte da decomposição de vários tipos de matérias, sendo elas orgânicas, partindo de restos de vegetais e animais mortos, que se juntam ao longo de milhares de anos, e são cobertos por camadas de sedimentos (areia, pó de calcário, etc) que, mais tarde, se tornam rochas sedimentares. Essas rochas, que com o calor e a alta pressão sob elas, causam uma reação química complexa, que resulta no petróleo.
O petróleo é composto por Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre, sendo: Carbono 81-88%
Hidrogênio 10-14%
Oxigênio 0.01-1.20%
Nitrogênio 0.002-1.70%
Enxofre 0.01-5.00%
FRAÇÕES DO PETRÓLEO:
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro.Sua origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias.
Como o petróleo é uma mistura de milhares de hidrocarbonetos cujos pontos de ebulição estão muito próximos, seria impossível separá-los um a um; então, a separação é feita em grupos de hidrocarbonetos, chamados frações do petróleo. Cada ração do petróleo é ainda uma mistura de hidrocarbonetos formada por um número menor de substâncias, e sua separação só é possível porque as frações apresentam diferentes pontos de ebulição. Analise a tabela abaixo:
Frações do Petróleo Composição aproximada Ponto de ebulição/°C Utilização principal
Gás natural 1 a 2 carbonos CH4 (70% a 99%) C2H6 (de 0,5 a 7%) H2S, CO2, N2, He, etc. -162 a -75 Combustível e matéria-prima na síntese de compostos orgânicos e na fabricação de plásticos.
GLP (gás liquefeito do petróleo) 3 a 4 carbonos - 42 a 20 Combustível, gás de cozinha e matéria-prima na síntese de compostos orgânicos e na fabricação de borracha.
Éter de petróleo 5 a 6 carbonos