Oioioioioi
De
História
Nome: Caroline Bueno
N°: 07
Ano: 3° B
Trabalho
De
História
Nome: Caroline Bueno
N°: 07
Ano: 3° B
REVOLTAS DA PRIMEIRA REPUBLICA
Revolta de Canudos (1893-1897)
Nas ultimas décadas do século XIX, parte da população nordestina, principalmente das regiões do semiárido, vivia de maneira miserável. Uma seria de condições contribuía para agravar o sofrimento de milhares de sertanejos nesse período: * O declínio de produção açucareira * As constantes secas; * A prepotência dos coronéis-fazendeiros * Os novos rumos políticos do país - com a República-, que não lhes trouxeram qualquer beneficio.
Antônio Conselheiro
Foi nesse contexto de opressão e desesperança, durante o mandato do presidente Prudente de Morais, que Antônio Vicente Mendes Maciel (c 1828-1897), apelidado Antonio-Conselheiro, desenvolveu suas pregações politico-religiosas.
Discordava de algumas mudanças implementadas pela República, e era contra o casamento civil, onde seus adversários o identificava como fanático religioso e monarquista.
Desde 1870, ele fazia pregações que atraiam muitas pessoas do setor nordestino e um dos seus principais lema era “A terra não tem dono, a terra é de todos”.
Em 1893, ele chegou à localidade de Canudos. Foi o inicio da formação da sua “cidade santa”
Vida em Canudos
Muitas pessoas se mudaram para Canudos, em busca de paz e justiça. Em pouco tempo,o povoado se transformou numa das localidades mais populosas da Bahia
O modo de vida da população de Canudos tinham as seguintes características: * Tudo o que era produzido na localidade, era repartido e o restante era vendido ou trocado com os povoados vizinhos. * Não havia cobrança de tributos * Era proibida a prostituição e a venda de bebidas alcoólicas
O povoado tinham normas próprias e fugiam da dominação dos coronéis da região
-
Reação contra Canudos
Para alguns membros da Igreja Catolica, Antonio Conselheiro representava um perigo, por que desviavam os fiéis da