Oioioi
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
AYMÉE FRANCINE LEITE BRITO
DIEGO YU SANTIAGO
REBECA CARDOSO MENEZES
NOTICIABILIDADE E VALORES NOTÍCIA: A REALIDADE DE SALVADOR PARA A GRANDE IMPRENSA SOTEROPOLITANA
Salvador
2012
AYMÉE FRANCINE LEITE BRITO
DIEGO YU SANTIAGO
REBECA CARDOSO MENEZES
NOTICIABILIDADE E VALORES NOTÍCIA: A REALIDADE DE SALVADOR PARA A GRANDE IMPRENSA SOTEROPOLITANA
Artigo apresentado à disciplina Teorias do Jornalismo, Universidade Federal da Bahia, como requisito para a avaliação final do semestre.
Salvador
2012
RESUMO
Não existe uma definição clara do que é ou não noticiável. Entretanto, existem diversos fatores que contribuem para a escolha de quais acontecimentos são possíveis de serem noticiados. A linha editorial, o público visado, a publicidade e as capacidades técnicas e estruturais da instituição responsável por cada veículo são apenas alguns dos pontos que determinarão a construção de um produto da forma como ele se apresenta.
Nesse trabalho, buscamos mostrar como a realidade soteropolitana é transmitida pelos quatro jornais de maior destaque na cidade: A Tarde, Correio*, Tribuna da Bahia e Massa!. A análise foi feita a partir dos jornais veiculados entre dos dias 8 e 21 de junho de 2012 e baseada nos conceitos trazidos por Mauro Wolf, Gislene Silva e Nelson Traquina. O estudo se focou em torno da cobertura efetuada pelos jornais sobre três temas, a saber: a greve dos professores da rede estadual de ensino, o São João e a violência.
Palavras-chave:Teorias do Jornalismo - violência – greve – São João – Salvador – critérios de noticiabilidade – valor-notícia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO5
1.1. Valores-notícia2
1.1.1. Valores-notícia de seleção substantivos3
1.1.2. Valores-notícia de seleção contextuais6
1.1.3. Valores-notícia de construção6
1.2. Critérios de noticiabilidade2
1.3. Agenda-setting e framing2
2. HISTÓRICO E PERFIL DOS VEÍCULOS ANALISADOS1
2.1. A Tarde2
2.2. Correio*2