Plano de aula
O conceito de saúde depende da condição social, econômica, política e cultural, ou seja, a idéia de saúde não é a mesma para todas as pessoas. (Scliar-2007).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como um completo estado de bem estar físico, mental e social e não simplesmente ausência de doença.
Essa definição de saúde não permite nenhuma variação nos graus de bem-estar ou doença. Por outro lado o conceito contínuo de saúde-doença possibilita maior faixa ou descrever o estado de saúde de uma pessoa, o que facilita a visualização do indivíduo como possuidor ao mesmo tempo de graus de saúde-doença. (Bruner e Sudart,2005).
Em 1986 lideres de vários países reuniram-se em Ottwa-Canadá, na 1º Conferencia Internacional sobre Promoção de Saúde, onde foram formulados e discutidos alguns pressupostos sobre saúde, esse encontro marcou o inicio de grandes mudanças no âmbito da saúde pública. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de vida. (Ottawa, 1986)
A carta de Ottawa preconiza que alguns fatores serão influenciadores do processo de saúde, entre eles são considerados os fatores; políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos, sendo que estes podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. (Ottawa, 1986).
Segundo a constituição Brasileira de 1988 saúde é um direito de todos e o dever do estado mediante ações de políticas publicas, visando a minimização ou eliminação do risco de doenças ou outros agravos. Sendo oferecidas de forma integral e universal para todos os usuários. (Brasil, 1988, art. 196).
A atua constituição brasileira amplia o conceito de saúde considerando-a um resultado de vários fatores e condicionantes, como alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer, acesso a bens e serviços essências. (Ministério da Saúde,2009).
Neste artigo pretende-se fazer uma analise entre os conceitos de saúde aos