Oi sou eu
Experiência
MONTE SANTO
2014
Reflexão Total da Luz (Óptica)
Sumário
1 – Conteúdo Físico: 4
2 - Contexto Histórico: 4
3 – Objetivo: 4
4 – Precauções: 5
5 – Procedimentos: 5
5.1 - Montagem: 5
6 – Tempo Necessário: 5
7 – Referências 6
1 – Conteúdo Físico:
O experimento Reflexão Total da Luz aborda conteúdo da óptica geométrica, que estuda a luz, raios retilíneos independentes. Ela explica os fenômenos de formação das sombras, eclipses, reflexão e refração luminosas. Uma experiência que trabalha com os seguintes conceitos básicos: propagação dos raios de luz, reflexão da luz, reflexão total da luz, ângulo crítico e refração.
2 - Contexto Histórico:
Uma situação em que o feixe de luz refratado será quase paralelo à superfície. Aumentando um pouco mais o ângulo de incidência (i), até chegar ao ângulo critico o feixe refratado desaparece e toda a luz passa a ser refletida. Esse fenômeno chama-se reflexão total. Para que isso aconteça, é preciso que a luz seja proveniente de um meio mais refringente em relação ao outro (N1 < N2). Para determinar o ângulo limite, usa-se a Lei de Snell-Descartes para ângulo de refração = 90 graus.
3 – Objetivo:
Demonstrar o fenômeno da reflexão total.
Observar o princípio de funcionamento da fibra ótica.
Entender o que é ângulo crítico.
Perceber o fenômeno da refração.
Simular uma fibra ótica utilizando água
4 – Precauções:
Não apontar o laser para os seus olhos de outra pessoa: sendo luz bastante concentrada, pode ser perigosa para as vistas.
5 – Procedimentos:
1.1 - Montagem:
Pegamos uma garrafa PET cheia de agua, fazemos um furo nela, por onde a água possa vazar e apontamos um laser no furo. Percebemos que o feixe do laser acaba acompanhando a trajetória curva da água que esta vazando. A grande culpada por isso é a reflexão