oi oi oi
LAURA SANTOS
EDICLEI VIANA
TEORIA GERAL DE SISTEMA
CAMAÇARI-BA
SETEMBRO/2014
COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE FREITAS MASCARENHAS
LAURA SANTOS
EDICLEI VIANA
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Trabalho do 2ªsemestre apresentado para a avaliação da disciplina do trabalho do Colégio estadual José de Freitas Mascarenhas, orientado para o professor Dionne.
CAMAÇARI-BA
SETEMBRO/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. TEORIA GERAL DE SISTEMA
3. TIPOS DE SISTEMAS
4. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES
5. CONCLUSÃO
6. BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Por consequência do avanço tecnológico, o termo “sistemas” vem se difundindo na sociedade moderna. A necessidade de se encontrar novos meios para realizar tarefas faz surgir novas profissões voltadas ao “enfoque sistêmico”, com o objetivo de não somente realizar a tarefa pretendia, mas a realizar com o máximo de eficiência e menor custo possíveis.
Todos essas mudanças levam o período atual a se caracterizar como uma “Segunda Revolução Industrial”, pois os sistemas estão presentes em todos os campos da ciência. Essa transformação ocorre na maneira do homem pensar, que passa a encarar tudo como se fossem grandes complexos (sistemas), reorientando o pensamento científico.
As novas descobertas nos campos da biologia molecular, genética, medicina, entre outros, já se tornaram conhecimento comum, porém falta uma visão voltada mais ao nível da organização da matéria viva, e não somente uma visão mais aprofundada dos complexos da matéria.
A teoria sobre sistemas pode servir para diversos campos, até mesmo nas ciências sociais, onde se devem tratar os fenômenos sociais contemporâneos como sendo “sistemas”, mesmo sabendo a complexidade das definições socioculturais dos povos atuais.
Os grandes acontecimentos da história foram tidos como atos de indivíduos, que