oi'e
715 palavras
3 páginas
PlanejamentoQuando o assunto é futuro o Planejamento Estratégico em uma empresa deve ser traçado em paralelo com o planejamento em carreira de todos os funcionários, para que a evolução, objetivos e os resultados sejam de ambas as partes.
Podemos definir Planejamento como uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Podemos definir a Tipologia de Planejamento em três:
1º) Planejamento Estratégico;
2º) Planejamento Tático;
3º) Planejamento Operacional.
O planejamento estratégico está associado ao primeiro nível organizacional, caracterizado por estabelecer objetivos de longo prazo que tem um poder de impacto global, ou seja, afetam a organização como um todo.
O planejamento tático relaciona-se ao nível tático, traçando objetivos de mais curto prazo e que afetam somente alguma área funcional da empresa.
Já o planejamento operacional “é a formalização, principalmente através de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa” . São representados pelos planos de ação ou planos operacionais.
As diferenças básicas entre os três tipos de planejamento são em relação ao prazo, amplitude, risco e flexibilidade. Por exemplo, o planejamento estratégico é de mais longo prazo que o tático, que por sua vez é de mais longo prazo que o operacional. E o planejamento operacional já é mais flexível que o planejamento tático, pois não leva em consideração a empresa como um todo.
Direção
É a camada organizacional da empresa que se responsabiliza pela