Ohmímetro analógico
A APS deste semestre consiste na elaboração e execução do projeto de um ohmímetro analógico que tenha medição de fundo de escala de 1kΩ e meio de escala 500Ω. Nosso grupo é o de número 3 e os requisitos do projeto podem ser visualizados através da tabela 1:
Tabela 1 – Grupos e fundos de escala
DESENVOLVIMENTO
Para a elaboração e execução do projeto foram seguidos os seguintes passos: Aquisição de um galvanômetro analógico
Utilizamos um galvanômetro de um equipamento comercial conforme Figura 1:
Figura 1 – Galvanômetro
Cálculo da corrente do galvanômetro
Calculamos a corrente do galvanômetro e demais componentes a fim de atender ao fundo de escala requerido. O circuito equivalente é mostrado na Figura 2:
Figura 2 – Circuito equivalente
Para as medições de resistência elétrica utilizamos um galvanômetro que faz a medição de corrente e projeta o valor de resistência através da adaptação realizada em uma escala. Em suma: o valor de resistência é apresentado através de uma leitura de corrente elétrica.
Projetamos a corrente de fundo de escala do galvanômetro conforme abaixo: Resistência do galvanômetro (Rgalv): 460Ω Potenciômetro de 10Ω (Pot_paral) ajustado para 4Ω Tensão da bateria (Vbat): 9V Potenciômetro de 1kΩ (Pot_serie) ajustado para 600Ω Resistência a ser medida (Rmed) = 0Ω (pontas em curto-circuito) Cálculo da corrente (Igalv):
Req1= (Rgalv x Pot_paral)/(Rgalv+ Pot_paral)
Req=Req1+Pot_serie+ Rmed
Igalv=Vbat/Req
Para os valores citados acima chegamos a uma corrente Igalv = 14,902mA que é suficiente para deslocar o ponteiro do galvanômetro até o fundo de escala requerido no projeto.
A partir do cálculo da corrente de fundo de escala adaptamos a escala do galvanômetro de forma que, ao medirmos uma resistência de 1kΩ, o ponteiro tivesse a sua máxima excursão e que este indicasse o valor próximo de 1kΩ.
Montagem do circuito em protoboard
Figura 3 - Montagem
Realização de