ofina de serviço social
TURMA
OFICINA DE SERVIÇO SOCIAL: ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E LAUDOS (Trabalhando com os Instrumentos Técnicos Operativos)
Resumo: A oficina objetiva discutir a Ação Profissional do/a Assistente Social, bem como discutir o uso dos instrumentos técnicos operativos, em especial o Estudo Social e o Relatório Social; a Perícia Social e o Laudo Social.
Quando pensamos em ação profissional, devemos ter em mente que sua materialização se dá a partir da formulação de objetivos para a mesma. Devemos caracterizar qual ação a realizar, estas, geralmente são condicionadas a partir das demandas, das necessidades dos usuários que estão vinculados a determinado serviço.
A forma de concretizar a abordagem dos sujeitos (individual, grupal, por telefone, pessoalmente, por escrito/questionário, eletronicamente...) bem como a utilização de instrumentos técnico-operativos (entrevistas, reuniões, grupos, assembleias, encaminhamentos, visitas domiciliares, estudo, relatórios, laudos, pareceres...) deve ser incluída em um Plano de Ação que detalhará o processo interventivo profissional do/a assistente social para responder as demandas da instituição à qual está inserido/a.
As autoras Nogueira e Mioto, 2006, contribuem para a sistematização de um planejamento de Serviço Social em qualquer que seja o campo de atuação, a articulação das ações profissionais em três processos básicos de intervenção que respondem aos desafios da intervenção do/a assistente social nas Políticas Públicas.
1. Processos Político Organizativos;
2. Processos de Planejamento e Gestão;
3. Processos Socioassistenciais.
1. Processos Político Organizativos: neste processo, se realiza todo um conjunto de ações voltadas à mobilização e a assessoria através da abordagem individual e coletiva. Há um incremento de discussões e ações entre o espaço sócio ocupacional, a comunidade e outras instituições visando à universalização, ampliação e a efetivação de direitos.
2. Processos de