Oficinas portugues
VETORES
PROF: ANDERSON BENITES
GRANDEZA ESCALAR As grandezas escalares são representadas por Numero Real (modulo ou unidade) Ex: comprimento, volume, massa, temperatura e etc. Que são por sua magnitude ou intensidade Ex: ao afirmar que um jogador de futebol engordou, basta dizer que ele aumentou sua massa de 75 kg para 85kg. GRANDEZA VETORIAL
Não podem ser representados por um modulo, precisando de direção e sentido Ex: forca , velocidade , aceleração , posição e etc. Se um jogado de futebol estiver correndo e efetua um drible e mudou de direção , não basta dizer que a sua velocidade passou de 10 km/h para 15 km/h. Há que se informar qual a direção e o sentido de seu movimento, pois ele pode estar correndo em direção oposta.
PROPRIEDADES DA ADICAO E MULTIPLICACAO DE VETORES
Um dos conceitos básicos de álgebra linear e o espaço vetorial ou espaço linear. A noção comum de vetores como objetos com tamanho, direção e sentido, juntamente com as operações de adição e multiplicação por números reais, formam a idéia básica de um espaço vetorial desta ponto de partida então, para definirmos um espaço vetorial, precisamos de conjunto de elementos e duas operações definidas sobre elementos desse conjunto, Adicao e Multiplicacao por reais. A Multiplicacao por reais pode trocada ainda por algo mais geral como mostrado a seguir: * Não e necessário que os vetores tenham interpretação geométrica , podem ser quais quer objetos que satisfaçam os axiomas.
VETORES NO R2
Vetores no R2 são vetores em 2 dimensoes, como plano ortonormal. E imterpretado geometricamente como sendo o plano cartesiano X o Y.
São o conjunto de pares ordenados de números reais Ex: R2=RXR{(X,4);X,Y E R)}.
O R2 tem origem formado a partir de uma origem, e duas retas perpendiculares.
Podemos considerar vetores que pertencem a uma única reta, um plano e ao espaço. Vetores que pertencem a uma única reta são ditos unidimensionalmente ou vetores do