Oficina de portugues
Extensão
OF_PORT_20131
Questionários
Revisão da tentativa 1
Aulas:
Aula 1 Conteúdo Conteúdo (PDF) Verificação de Aprendizagem Emissão Certificado - Português
Oficina de Língua Portuguesa
Verificação de Aprendizagem Revisão da tentativa 1
Terminar revisão Iniciado em Com pletado em Tem po em pregado sábado, 18 maio 2013, 10:07 sábado, 18 maio 2013, 10:43 36 minutos 27 segundos
Nota 10 de um máximo de 10(100%)
1
Notas: 1
(FUVEST-SP) Leia os versos abaixo, pertencentes a uma cantiga de amigo, do trovadorismo português. Ai, flores, ai flores do verde ramo se sabedes novas do meu amado? Ai, Deus, e u é (sabedes = sabeis; u = onde) Encontre no trecho acima um exemplo de derivação imprópria.
Escolher uma resposta.
a. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo). “amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) b. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo). “amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) c. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo). “amado” (particípio do verbo amar empregado com valor de substantivo) d. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo). “amado” (particípio do verbo amar empregado com valor de substantivo)
Alternativa D Derivação imprópria é o processo de alteração da classe da palavra (sem quaisquer alterações estruturais da palavra) em que esta passa a se referir a uma nova significação.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
2
Notas: 1
(ITA) Analisando as sentenças: I. A vista disso, devemos tomar sérias medidas. II. Não fale tal coisa as outras. III. Dia a dia a empresa foi crescendo. IV. Não ligo aquilo que me disse. Podemos deduzir que:
Escolher uma resposta.
a. As sentenças III e IV não têm crase b. Todas as sentenças têm crase c. Apenas a sentença IV não tem crase d. Apenas a sentença III não tem crase e. Nenhuma sentença tem crase
Alternativa D Apenas a III não tem