O feitico
A ORGANIZAÇÃO E SEUS LÍDERES
SÃO PAULO
2012
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Wanner Hirono – RA:
SÃO PAULO
2012
INTRODUÇÃO
Muito se tem escrito, falado e discutido sobre liderança. O líder é o denominador comum, o agregador de um grupo, que leva os demais a um objetivo comum. A liderança é uma espécie de “convocação” de habilidades possuídas por uma maioria, mas utilizada por uma minoria. As dificuldades na comunicação aos poucos surgem, e em parte, por causa de mecanismos pessoais de distorção ( desatenção, avaliação precipitada e falta de um vocabulário comum). Líderes que desejam promover a comunicação eficaz devem estar atentos a estes temas.
Líder: Conceito
Para começar, um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. Quanto maior o número de seguidores, tanto maior a influência. E quanto mais bem-sucedida a realização de metas importantes, tanto mais evidente a liderança. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional”.
Os Líderes e as Organizações
Em um mundo empresarial reconfigurado, é preciso mudar a forma de pensar sobre como se exerce a liderança. Os líderes competentes são aqueles que têm em torno de si pessoas capazes de exercer a liderança quando necessário. Em vez do mítico líder carismático que serviu de modelo na era do comando, os líderes eficazes são aqueles capazes de arquitetar e implantar formas de organização que permitem o florescimento da liderança nos que o cercam. Lideram 360 graus, em vez de apenas 90 graus.
O líder 360 graus consegue liderar também para “cima”. Significa influenciar seu