Oficina Empreendedorismo e Desenvolvimento Local
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Sérgio Murilo Ramada Júnior
OFICINA DE INOVAÇÃO SOCIAL
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Sérgio Murilo Ramada Júnior
1. Introdução
A elaboração deste trabalho, parte da visão de que o empreendedorismo seja uma proposta implementada e venha tornar-se um hábito a ser adotado e disseminado em nossa sociedade, como ferramenta na geração de emprego e renda.
Sendo este, um vetor de desenvolvimento, desde que agregados os conceitos e práticas de territorialidade, de contexto local, de integração entre os atores sociais e de sustentabilidade dos recursos, correlacionando os termos tão em voga atualmente: Empreendedorismo e Desenvolvimento Local. O objetivo geral deste trabalho é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, a partir de seu caráter e capacidade empreendedora e de seu fortalecimento, potencializando o que é endógeno, embasando-se nos pilares da educação empreendedora, do trabalho e da inclusão digital. No que tange aos objetivos específicos e secundários, citamos: A disseminação das ideologias do Empreendedorismo e os parâmetros do Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, de modo a promovê-los, além de fomentar e proporcionar a capacitação de jovens das comunidades receptoras do projeto, para que os mesmos atuem como multiplicadores da atitude empreendedora e desenvolvimento com base local.
2. Justificativa
A proposta de implementação e disseminação dos conceitos e práticas do empreendedorismo e do desenvolvimento local por meio da metodologia de oficinas, como a que se propõe neste trabalho, surge em função da extrema necessidade de geração de novos empregos e postos de trabalho, novas oportunidades de negócio e de criação, expansão e busca de mercados. Tendo como base as potencialidades endógenas a cada localidade,