Administração
Aluna: Itana Campos
Laina Guimarães
Jucinéia Sá
Tiago Nunes
Marcos Vinícius
Kauê Emanuel
Curso: Administração
7º Semestre
Disciplina: Empreendedorismo
O papel do SEBRAE no fomento ao empreendedorismo no Brasil
Este trabalho foi solicitado pelo Professor Edson Cardoso, da disciplinaEmpreendedorismo, para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre como as instituições de consultoria ajudam as pessoas a criarem seu próprio negócio para o crescimento do espírito empreendedor no Brasil.
Abril - 2013
Introdução
De acordo com levantamento do Sebrae, o Brasil é o terceiro maior país em número de empreendedores, onde o número de pessoas que decidiu abrir o próprio negócio aumentou de 45% para 69% em nove anos. Porém, o mesmo crescimento não se refletiu no avanço de políticas públicas que estimulem o empreendedorismo em setores que não favoreçam apenas o consumo. Para tanto, Fiorina Mugione defende a necessidade de políticas públicas focadas na formação de novos empresários. “A educação empreendedora é importante para fortalecer a capacidade e o desejo de mais pessoas começarem seus próprios negócios”, afirmou.O Sebrae tem como um de seus objetivos principais difundir e estimular ações empreendedoras.
Com base nessa afirmativa, o Sebrae surge também para impulsionar um espírito empreendedor nas pessoas, e ela faz isso basicamente através da educação.
Algumas atitudes do SEBRAE que mostram o trabalho dealavancagem do empreendedorismo no Brasil:
Estímulo a inovação
Mostrar experiências bem-sucedidas de inovação vividas por pequenos empresários e explicar aos empreendedores que com atitudes simples e inovadoras podem melhorar seu negócio. Este é o objetivo da série de programas “Faça Diferente”.
Cada programa vai explicar ao empresário ou ao candidato a empresário oportunidades de como inovar e melhorar os resultados do negócio. Além de contar experiências de empresários inovadores, o