Oficina de texto leitura
de ponta a ponta
A empresa nacional SID é parte integrante do mundo da informática como líder de mercado. Sua liderança foi conquistada numa busca constante de aperfeiçoamento.
Para ela, executar seu trabalho é dominar a alta tecnologia. De ponta a ponta.
Texto 1 - Barroco Tropical - José Eduardo Agualusa
Este livro apresenta dois personagens: LaszlóMagyar, conhecedor da palavra escrita, um jovem paciente e inteligente, e o sogro de LaszlóMagyar, conhecedor da palavra falada, um velho soba, curioso e que busca aprender com Laszló.
O velho, em determinada parte do texto, acha curioso o fato de Laszló estar lendo, uma vez que ele não faz ideia do que aquele ato significa, e diz a Laszló que eles, “os filhos da terra”, sabem que os espíritos dos mortos estão por toda parte, e que tentam comunicar-se com eles através, por exemplo, “do rumor das ramagens e do sopro do vento, do canto das aves e da chuva que cai”. Ele afirma que “os brancos” não sabem ouvir essas vozes, e pede para que Laszló ensine-o a ler as vozes, e em troca o velho lhe ensinaria a ouvir e compreender as vozes dos espíritos.
No texto, o diálogo se inicia com o velho perguntando o que LaszlóMagyar faz, ao ver o mesmo lendo um livro. Laszló explica que está lendo, e o velho se intriga com o fato de que é possível colocar suas vozes dentro de uma caixa, e que você não as escuta, mas pode vê-las. Também explica que colocando suas vozes nessas caixas, estará eternizando-as; quando morrer, ele desaparecerá, mas não sua voz, pois as caixas guardariam esta para que depois de meses, semanas e anos outras pessoas pudessem escutá-la.