Oficina de portugues
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase inicial: Enviou de presente um livro para _____ e um disco para ______.
Escolher uma resposta. a. mim – ti b. eu – tu c. eu – ti d. ti – eu e. eu – você
Alternativa A
Quando se tem pronomes pessoais funcionando como complementos verbais, usa-se pronomes pessoais oblíquos.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
(Univ. Fed. Sergipe) – “Os projetos que _________ estão em ordem; ________ ainda hoje, conforme _________.”
Escolher uma resposta. a. enviaram-me – devolvê-los-ei – lhes prometi b. enviaram-me – os devolverei – lhes prometi c. enviaram-me – os devolverei – prometi-lhes d. me enviaram – os devolverei – prometi-lhes e. me enviaram – devolvê-los-ei – lhes prometi
Alternativa E
Usamos a próclise quando houver palavras que atraem o pronome para antes do verbo, por exemplo, pronomes relativos (que) e conjunções subordinativas (conforme). Quando o verbo está no futuro (presente ou pretérito) usamos a mesóclise, mas se houver uma palavra atrativa antes do verbo no futuro, usa-se a próclise.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
(FUVEST) “Na reunião do Colegiado, não faltou, no momento em que as discussões se tornaram mais violentas, argumentos e opiniões veementes e contraditórias.” No trecho acima, há uma infração as normas de concordância.
a) Reescreva-o com devida correção.
b) Justifique a correção feita
Escolher uma resposta. a.
a) "Na reunião do colegiado, não faltou, no momento em que as discussões se tornaram mais violenta, argumentos e opiniões veementes e contraditórias."
b) Concorda com o sujeito "nas opiniões". b.
a) "Na reunião do colegiado, não faltaram, no momento em que as discussões se tornaram mais violentas, argumentos e opiniões veementes e contraditórias."
b) Concorda com do verbo com os argumentos e opiniões".