Oficina de língua portuguesa
Escolher uma resposta. a. Sobre ele e eu pesam sérias acusações. b. Ajudemo-la que ela não se sente bem. c. Põe-nos aqui, foi daqui que tiraste os livros. d. Tua a feres, mas não o fazes impunemente. e. Com nós todos já ocorreu isso.
Alternativa A.
Após a preposição usa-se pronome pessoal oblíquo, ou seja, sobre mim e ele.
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 2
Notas: 1
Assinale a alternativa errada quanto ao uso da crase.
Escolher uma resposta. a. Maria foi à Barcelona mês passado. b. Pedro e Maria foram à Espanha em lua de mel. c. Todos foram à Dinamarca comer os quitutes estranhos. d. Fui à Inglaterra em busca de um sonho. e. João foi à França neste último natal.
Alternativa A
O uso de crase antes de expressões adverbiais de lugar formadas por nomes de cidades, países, estados, deve-se verificar se estes aceitam artigo, Na alternativa A, o uso de crase não se faz presente, pois, “Barcelona” não aceita artigo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
(PUCCAMP) A frase em que a concordância nominal está correta é:
Escolher uma resposta. a. Não lhe pareciam útil aquelas plantas esquisitas que ele cultivava na sua pacata e linda chácara do interior. b. Quando foi encontrado, ele apresentava feridos a perna e o braço direitos, mas estava totalmente lúcido. c. Eles, com ar entristecidos, dirigiram-se ao salão onde se encontravam as vítimas do acidente. d. Esses livro e caderno não são meus, mas poderão ser importante para a pesquisa que estou fazendo. e. A vasta plantação e a casa grande caiados há pouco tempo era o melhor sinal de prosperidade da família.
Alternativa D.
A concordância do pronome demonstrativo “esse” está no plural por concordar com os dois núcleos pospostos “livro e caderno”
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 4