Oficina de lingua portuguesa
Escolher uma resposta. a. Todos, às vezes, precisam ficar bêbados, e por isso bebem. (R. Braga) b. (...) evitei acompanhar Dr. Siqueira em suas visitas vespertinas à nossa bem amada. (J. Amado) c. Um rapazito de paletó entrou na rua e foi perguntar à Machona pela Nhá Rita. (Aluísio Azevedo) d. Mas o peru se adiantava até à beira da mata. (G. Rosa)
Question 2
Notas: 1
(FUVEST-SP) Leia os versos abaixo, pertencentes a uma cantiga de amigo, do trovadorismo português.
Ai, flores, ai flores do verde ramo se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, e u é
(sabedes = sabeis; u = onde)
Encontre no trecho acima um exemplo de derivação imprópria.
Escolher uma resposta. a. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo).
“amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) b. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo).
“amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) c. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo).
“amado” (particípio do verbo amar empregado com valor de substantivo) d. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo).
“amado” (particípio do verbo amar empregado com valor de substantivo)
Question 3
Notas: 1
Só os roçados da morte compensam aqui cultivar, e cultivá-los é fácil: simples questão de plantar; não se precisa de limpa, de adubar nem de regar; as estiagens e as pragas fazem-nos mais prosperar; e dão lucro imediato; nem é preciso esperar pela colheita: recebe-se na hora mesma de semear.
(João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina)
Substituindo-se os dois-pontos por uma conjunção, em “(...) pela colheita: recebe-se (...)”, mantém-se o sentido do texto APENAS em “(...) pela colheita,
Escolher uma resposta. a. já que se recebe (...)” b. portanto se recebe (...)” c. embora de receba (...)” d. ainda que se receba (...)” e. ou se