Officina
Escolher uma resposta. a. A percepção de que já estava com idade avançada e ainda demoraria para morrer. b. A lembrança de estar quase só, pois seu marido se fora, restando apenas sua tia velha. c. A consciência de sua solidão, reforçada pelo evento que participara no dia anterior. X d. A possibilidade de que sua vitalidade, ainda que tivesse saúde, fosse abalada. e. A certeza de que não foi nem seria tão bem-aventurada como previu sua família.
Question 2
Notas: 1
Quando dialoga com sua possível leitora, o narrador enfatiza que:
Escolher uma resposta. a. Umas pessoas sofrem mais que outras quando a juventude passa, pois têm mais lembranças amorosas. b. O passar da idade, ainda que incondicional a todas as mulheres, é mais preocupante na juventude. c. Alguns anos passam despercebidos na juventude, mas são muito representativos mais tarde, na vida, se não houver casamento. X d. As moças dão pouca atenção à idade, já que sabem da impossibilidade de fazer com que o tempo pare e as mantenha jovens. e. A juventude deve ser aproveitada intensamente, a fim de que, na velhice, as mulheres não sofram com os danos causados pelo tempo.
Question 3
Notas: 1
Analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. Em – Martinha ia nos seus... – a suspensão do pensamento, marcada pelo emprego das reticências, ocorre em função das projeções que o narrador passa a fazer sobre a idade da personagem.
II. Na oração – Pai e mãe morreram, e cedo. – o termo em destaque está empregado com valor adverbial, estabelecendo relação de tempo.
III. A frase inicial do penúltimo parágrafo do texto, em discurso direto da personagem Martinha, assumiria a seguinte redação: − A culpa desta solidão a quem pertence? − Ao destino ou a mim? − Eu creio, às vezes, que ao destino; às vezes, acuso-me a mim própria.
Está correto o que se afirma em: