Tipos de conhecimento
Somente a partir de uma postura crítica em relação à ciência é que se pode compreender a complexidade dos fenômenos, em qualquer área do saber. (p.1)
Assim, segundo o autor, o ser humano relaciona-se com o mundo exterior mediante toda sua natureza composta e complexa, agindo concomitantemente como ideólogo, como religioso, como filósofo e também, como cientista, com maior ou menor grau de consciência. (p.2)
A necessidade de conhecer é inerente ao homem desde que ele se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. (p.2)
A princípio suas limitações lhe impuseram a apreensão de um conhecimento que apenas favorecesse o atendimento de suas necessidades imediatas. Posteriormente, mais desenvolvido, procurou superar o imediatismo e compreender a complexidade do mundo que o cercava através de questionamentos sobre situações que o afligia. Seguindo este propósito, desenvolveu meios que lhe permitiam, não apenas a compreensão da realidade, mas a capacidade de solucionar os problemas verificados nesta realidade. (p.2)
Na concepção de Popper o conhecimento científico é o resultado de uma tensão entre nosso conhecimento e nosso desconhecimento, aprende-se com os erros cometidos e desta forma o conhecimento pode avançar por meio do enfrentamento de um o obstáculo. (p.3)
Com isso, pode-se concluir que o conhecimento nunca é apreendido em sua totalidade, pois a ciência tem sua origem em problemas e não propriamente na observação pura e simples. (p.3)
Com o propósito de tornar sua construção mais racional e objetiva, a ciência utiliza-se do método científico como um instrumento facilitador na sondagem da realidade. O método científico é um conjunto de procedimentos