OEE - Overall Equipament Effectivences
Partimos do principio que sua empresa tem pouca ou nenhuma experiência com OEE e justamente busca orientações que possam ajudá-los neste processo.
São passos simples, mas que se seguidos irão facilitar seu aprendizado e aumentar as chances de sucesso.
Passo 1: Entenda o que é OEE
O primeiro passo para quem deseja implantar o OEE é entender o que é o OEE, pra que serve, como ele é calculado e como ele irá lhe ajudar.
Este artigo não tem o intuito de apresentar o conceito do OEE, para isto serve este site (www.oee.com.br).
Neste site você poderá fazer o download de uma planilha conceitual, que você pode baixar e será bastante útil para entender o conceito e praticar. Clique aqui para baixar a planilha.
Passo 2: Capacite sua equipe
Uma vez que você já tem um bom entendimento sobre o OEE, é importante que a equipe envolvida no projeto piloto também entenda o que é o OEE e saiba interpretá-lo.
Para isto, prepare algumas apostilas e realize alguns workshops para que os envolvidos também dominem o assunto e ajudem você nesta grande tarefa.
Passo 3: Escolha os equipamentos ou linhas
Agora que o OEE já não é mais novidade e o conhecimento já foi disseminado, o próximo passo é escolher por onde começar.
Não tente implantar o OEE em todas as máquinas de uma só vez. Comece com poucas máquinas pois neste momento seu objetivo é identificar as dificuldades que surgirão pelo caminho e ganhar experiência. Este conhecimento será importante para melhorar seu processo e realizar os ajustes necessários quando for realizar a implantação em outros equipamentos da empresa.
Recomendamos que comece por equipamentos que sejam gargalo em seu processo, ou por aqueles que agregam maior valor ao produto. Começar por estes equipamentos é importante