Odus e Yporis
991 palavras
4 páginas
Ano 2010Aula 08
“Fundamentos de raiz”
Odus e Ypori
Os Odus são tendências energéticas que se associam ao indivíduo muito antes da sua aquisição de um corpo material (sua representação no ayê). Muito antes da fecundação e portanto da formação da célula ovo – o início da representação física – já existiam várias energias relacionadas ao indivíduo fazendo com que o mesmo possuísse representações nos nove oruns (universos paralelos da existência, segundo a cosmovisão
Yorubá). O nosso corpo físico nada mais é do que a nossa representação no universo físico (ayê). Em cada orun um odu nos governa. O conhecimento dos nove odus governantes ou natais sintetizará o potencial de cada indivíduo, seus talentos, suas limitações, seus traços fortes, pontos vulneráveis, suas tendências, etc. Segue abaixo os nove odus governantes:
Odu de eledá (seu jeito de ser): Cada ser humano é constituído de uma essência derivada de um Orixá de origem, que lhe transmite suas propriedades materiais e seu significado simbólico, é portanto a essência de seu jeito de ser ou como o ser humano encarará a vida, o mundo e seu destino.
Entendemos então que: os orixás são energias de origem ou progenitores, existência genérica ou matéria massa, ancestrais divinos, são símbolos coletivos míticos dos quais partes individualizadas se desprendem para constituir os elementos de um indivíduo. Essa porção de matéria extraída da matéria massa progenitora com a qual a cabeça é modelada, juntamente com as qualidades dessa porção (água, fogo, terra e ar), constitui o ori da pessoa o qual, inter relaciona-se com suas nove representações uma em cada orun. O emi da vida de cada um é dado pelo eledá.
Odu de junto (o que você precisa aprender a ser): É a essência genérica (orixá) a qual devemos vivenciar em toda a sua expressão, para que, associada a expressão do nosso eledá, nos equilibre, dando-nos mais coerência permitindo assim maior fluidez e dinamismo em nosso viver.
Odu de