Português regras
Embora seja freqüente, em anúncios publicitários, encontrarmos super separado do termo que qualifica, o correto é que, como prefixo, seja colado à palavra seguinte (superoferta, por exemplo). Exceções apenas às palavras iniciadas por h ou r: super-homem, super-rápido, etc.
Caça ao Gerundismo
Se você é daqueles que perde a paciência quando a atendente do call center diz que "vai estar lhe transferindo" para outro setor, essa notícia é um pequeno alento. Desenvolvida pela área de Recursos Humanos da Atento Brasil, empresa de contact center, a campanha Caça ao Gerundismo já conseguiu reduzir em 80% o uso incorreto do gerúndio no atendimento. A campanha começou no segundo semes- tre do ano passado e vem sendo realizada junto aos 53 mil funcio- nários da empresa, que atende, entre outros clientes, a operadoras de telefonia celular. A meta é aperfeiçoar o atendimento ao cliente, extinguindo definitivamente os "vou estar lhe passando" e afins.
Objetividade na Escrita
Muita gente peca por excesso de formalidade ou uso abusivo de chavões na redação empresarial. Para ser eficiente, um texto precisa ser claro e objetivo. Veja algumas expressões utilizadas comumente e sugestões de como substituí-las por opções menos rebuscadas.
O “Mau Colesterol” dos Textos
Um crítico literário francês advertia com simplicidade: “Se quer dizer que chove, diga: ‘Chove’”. Antes de escrever, muitas pessoas ficam como que diante de um guarda-roupa de inúmeras opções, tentadas a vestirem o que habitualmente não vestem... para “fazerem bonito”! Mas não é preciso “fazer bonito”, é preciso apenas clareza e eficácia, sobretudo quando se trata de textos para a vida profissional. Portanto, evite a tentação do excesso verbal — ele é o "mau colesterol" dos piores textos. Se tiver tempo de deixar seu texto “de molho", não hesite: passe a “tesoura”, corte a “gordura”!
Todo Elo É de Ligação
Cuidado com o excesso de palavras. Não raro isso leva a redundân- cias inadmissíveis,