odontologia
O Assédio Sexual no Consultório Odontológico
Assédio sexual é um tipo de coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado (o contrário também pode acontecer, que é o caso do presente artigo), normalmente em local de trabalho ou ambiente acadêmico; consiste em manifestações implícitas ou explícitas de forma constante, de cunho sexual ou sensual, sem que a vítima as deseje. Ou seja: é "forçar a barra" para conseguir favores sexuais e é crime previsto pelo Código Brasileiro.
Essa atitude pode ser somente insinuada ou falada; sutil ou clara; explicitada em gestos ou escrita, enfim, existe uma gama de caracterizações para o assédio sexual e abordaremos com os profissionais da Odontologia.
É muito comum escutar de profissionais desta área que em muitos casos fazem mais do que seu papel de dentista e cumprir a tarefa de fazer um tratamento bucal, muitos dizem sentir-se como ''psicólogos'' de seus pacientes, pois estes contam de suas vidas, dividem problemas, alegrias e preocupações. Ás vezes, um simples toque ou um singelo elogio, a explicação e a demonstração dos procedimentos a serem utilizados na consulta, passando a confiança para o paciente, podem também ser interpretadas de outra maneira; inclusive a vestimenta, toda de branca, que passa uma imagem de higiene, limpeza e que de certa forma predomina diversas fantasias em algumas profissões.
O atendimento odontológico normalmente ocorre somente com o profissional e paciente na sala, a posição do próprio atendimento, no caso do cirurgião dentista inclinado sobre o paciente, incita uma relação subjetiva de dominador e dominado que pode despertar algum desejo de qualquer uma das partes, seja esse desejo real ou fantasioso. Há uma aproximação dos olhos, da face, mexe-se a boca, que é um espaço íntimo e que pode causar certo constrangimento por quem é