Odenilma canto
COORDENADOR DE SALA: PROFa. MSc. Socorro Vânia Alves
PROFESSOR (A) DE TURMA: Bruno Almeida da Silva
No DA ATIVIDADE: 05
ALUNO (A): Odenilma de Farias Canto
GESTÃO DEMOCRÁTICA: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O vídeo assistido mostra uma entrevista concedida ao programa salto para o futuro pelos professores das universidades federais: Danilo Gandim (UFRS); Regina Leite Garcia (UFF) e Josete Maria C. Ribeiro (UFMG), os quais destacam a construção do projeto político pedagógico na perspectiva de uma gestão democrática; a diferença entre proposta pedagógica e projeto político pedagógico, a partir da realidade apresentada por uma escola da rede pública de ensino denominada chapéu de sol.
Diante dessa concepção, a lei de diretrizes e bases da educação – LDB estabelece no art. 12 que todas as instituições de ensino público devem adotar a gestão democrática e passaram a ter a incumbência de: I – elaborar e executar sua proposta pedagógica; II – administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros [...] e VI – articular-se com as famílias e a comunidade, criando processo de integração da sociedade com a família [...]. Essa nova concepção de gestão democrática é um desafio de construção coletiva e de uma nova prática, na qual administrar não é apenas organizar algo já existente, que está pronto e acabado, mas é também produzir novas relações nos contextos sociais, políticos, culturais e pedagógicos. Esse novo entendimento de gestão que pressupõe a ideia de coletivo, “fazer junto”, é o novo paradigma da educação.
Nesse contexto faz-se necessário e torna-se imprescindível que o instrumento para efetivação desse novo modelo de gestão democrática é o projeto político pedagógico, cujo processo de construção deve se dá de forma coletiva, aberta e dinâmica, o qual levará a transformação da realidade escolar.