Oculomotricidade em disturbio leitura resenha
611 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISFaculdade de Medicina da UFMG
Curso: Fonoaudiologia
Prof.: Vanessa
Graduandas: Adriana Jennifer, Ana Cláudia Pereira, Bianca Santos.
Resenha do artigo A Influência da Oculomotricidade e do Reflexo-vestíbulo-ocular na leitura e escrita Renata Sales, José Fernando Colafêmina
O artigo “A Influência da Oculomotricidade e do Reflexo-vestíbulo-ocular na leitura e escrita” busca averiguar se alterações na oculomotricidade e no reflexo vestíbulo-ocular estão relacionados com a dificuldade de leitura e escrita. Para isso foram selecionados 18 sujeitos de ambos os gêneros, faixa etária entre nove e 14 anos de idade, com audição e acuidade visual estática dentro dos padrões de normalidade, sendo um grupo de 11 sujeitos com dificuldade de leitura e escrita e outro grupo controle composto por sete sujeitos sem a dificuldade. Os exames realizados foram avaliações da linguagem escrita, acuidade visual estática, acuidade visual dinâmica, audiológica e oculomotricidade.
Na introdução do artigo pode-se encontrar... parte da Adriana
Posterior ao trecho introdutório, os autores apresentam a metodologia e os recursos utilizados. Primeiramente houve a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo sob o Protocolo no 6726/2007.
A pesquisa contou com a participação de 18 sujeitos de ambos os gêneros, sendo que 11 apresentavam DLE e sete não apresentavam tal dificuldade (grupo controle). Os sujeitos frequentavam o 5º ano do ensino fundamental. Os sujeitos participantes do trabalho foram submetidos as avaliações da acuidade visual estática (AVE), acuidade visual dinâmica (AVD), linguagem escrita, auditiva (audiometria tonal e impedanciometria) e oculomotricidade.
A avaliação da AVE foi realizada com a tabela optométrica de Snellen. O sujeito permanecia sentado a uma distância de três metros da tabela optométrica e o mesmo deveria informar a