oceano pacifico
O oceano Pacífico é a maior massa marítima da Terra, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. É o maior oceano do mundo em extensão, possuindo 165,7 milhões de quilômetros quadrados, cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. O volume de água desse oceano é de 714,8 milhões de quilômetros cúbicos. As águas do Oceano Pacífico se encontram com as águas do Atlântico em dois pontos: no artificial Canal do Panamá e no estreito de Magalhães no Chile. Em vista da teorias das placas tectônicas e da deriva continental, sua origem remonta ao oceano único que cercava a Pangeia em tempos primitivos, o Pantalassa. A temperatura do Oceano varia muito de acordo com a localização. Atinge o ponto de congelamento nas regiões dos polos e chega a cerca de 30ºC na região da Linha do Equador.
Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -11,022 m).
Riquezas e problemas
O oceano Pacífico tem recursos minerais abundantes. Sal, bromo e magnésio são extraídos de suas águas. Areia, pedregulhos e fosfato são retirados do fundo do mar. O oceano também tem uma rica variedade de peixes e outras formas de vida marinha. Os navios que viajam pelo Pacífico transportam mercadorias entre vários países.
A forma como as pessoas vêm convivendo com essas riquezas, no entanto, tem provocado problemas ambientais. O óleo que vaza de navios causa grandes problemas em áreas costeiras. Além disso, a pesca excessiva vem reduzindo muito o número de certos tipos de peixes e de outros animais marinhos no Pacífico. Principalmente perto das costas das cidades grandes e dos portos, são despejadas imensas quantidades de resíduos industriais, esgotos, fertilizantes e pesticidas. Eles poluem as águas e