Oceano Antartico
O continente Antártico é especial pelos mais diversificados motivos. Inicialmente levaremos em conta os fatores geográficos mais comuns referentes à Antártida. Foi um continente que derivou do Norte para o Sul nestes milhões de anos de evolução terrestre, saindo de uma região tropical. Por este motivo, já comportou florestas e animais. A existência disto foi comprovada por estudos geológicos da região que mostram excelentes reservas de carvão, petróleo e madeira petrificada. Além disto, há reservas de diversos minerais cuja quantificação excede muitas reservas exploradas em outras regiões do mundo. Metais como ferro, cobre e outros preciosos são abundantes. Por estas poucas características, a Antártida já se torna uma área de relativo interesse econômico. Contudo, estas não são características econômicas de fácil obtenção. Talvez por isso, e afirma-se que somente por isso, elas ainda não foram exploradas de fato. O clima e o tempo tornam impraticáveis economicamente tais atitudes.
7Figura em projeção polar para comparação do território brasileiro em relação ao continente antártico. O Brasil tem cerca de 60% do tamanho da Antártida, sem contar os mares que congelam durante o inverno. Pode-se concluir algumas coisas interessantes: Nosso país é muito grande, o que dificulta sua ocupação, além de ter muitas barreiras naturais; a Antártida é bem maior, acrescida de todos os problemas impostos por condições críticas de tempo e clima. Se até os tempos atuais, o expansionismo de ocupação é um problema brasileiro, o que dizer de terras geladas?
8Porém, a maior riqueza mineral da Antártida é a sua água. Cerca de 90% da reserva de água doce potável está congelada no continente. Sabe-se que, em futuro próximo, a maior dificuldade da humanidade será a obtenção de água potável. Provavelmente até guerras serão travadas pela posse de ecossistemas que sustentem a vida. Aos olhos dos visionários, a Antártida torna-se uma região estratégica de futuro