Oceanos
Oceano é uma grande quantidade de água salgada que cobre quase três quartos da superfície da Terra.
Os oceanos são de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, visto que ele regula a temperatura, influencia o clima, produz oxigênio, além de abrigar cerca de 80% das espécies de vida da Terra. No aspecto econômico, os oceanos são utilizados para a pesca, extração de minerais, deslocamento de navios cargueiros, entre outros.
Alguns especialistas consideram a existência de cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Polar Ártico e Polar Antártico. Entretanto, outros estudiosos são contrários a essa divisão, e não classificam os dois últimos como oceanos (Polar Ártico e Polar Antártico), alegando que o Ártico é uma extensão do Oceano Atlântico e que o Antártico é uma junção dos oceanos Atlântico, Índico, Pacífico.
Características
Oceano Pacífico
O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Movendo-se um globo terrestre de forma adequada é possível visualizar-se um hemisfério inteiro do planeta coberto apenas por água, ficando todos os continentes no hemisfério oposto, ocultos à visão em tal posição. Sua profundidade média é de 4.280m. Sua salinidade é baixa e suas águas fortes.
Oceano Atlântico é considerado o mais jovem com 200 milhões de anos e o segundo maior em superfície com 82,4 milhões de km². Separa a Europa e a África das Américas estando a maior parte no hemisfério ocidental. É limitado pelo Ártico ao norte e pela Antártida ao sul. Possui inúmeras montanhas submarinas, entre essas montanhas e os continentes abrem-se várias bacias de até 7.000 metros de profundidade. O oceano em questão é dividido em duas partes, tomando como referência a linha do Equador, dando