OBTENÇÃO DE ÁCIDO CARBOLXÍLICO
759 palavras
4 páginas
Organização Sorocabana de Ensino - OSETécnico em Química
Disciplina: LAB. DE QUÍMICA ORGÂNICA 1
Obtenção de Ácido Carboxílico
Data da realização do experimento: 15/05/2014
Turma: 2º semestre
Professor Responsável: Eduardo
Aluno: Diego A.P.Zeferino - 6
Uso do Professor
Aluno: Jean – 13
Uso do Professor
Aluno: Lemuel - 15
Uso do Professor
Aluno: Fabio - 11
Uso do Professor
Aluno:
Uso do Professor
Aluno:
Uso do Professor
Sorocaba, SP
22-05-2014
Nota do grupo 1.
INTRODUÇÃO
Os ácidos carboxílicos são compostos caracterizados pela presença do grupo carboxila.
Os ácidos são um produto da oxidação dos álcoois primários ou dos aldeídos. Seu grupo funcional é o grupo carboxila: –COOH; isto é, um grupo carbonila e um grupo hidroxila situados num mesmo carbono. Por ser um derivado dos aldeídos, o grupo carboxila localiza-se sempre na extremidade de uma cadeia.
Moléculas que possuem tal grupo funcional também são chamadas de ácidos orgânicos. Os ácidos carboxílicos podem ser obtidos por oxidação dos aldeídos, por meio de agentes oxidantes, como o Permanganato de Potássio.
Como se poderia prever pela estrutura molecular, os ácidos carboxílicos são substâncias polares e podem, como os álcoois, formar ligações de hidrogênio entre si ou com moléculas de outra espécie. Por essa razão, os ácidos carboxílicos apresentam praticamente o mesmo comportamento dos álcoois, quanto à solubilidade. Os ácidos com até 4 carbonos são líquidos incolores, miscíveis com a água, os ácidos de 5 a 9 carbonos são líquidos incolores e viscosos, muito pouco solúveis. Os ácidos com dez ou mais carbonos são sólidos brancos, semelhante à cera, insolúveis em água. Os ácidos carboxílicos são solúveis em solventes menos polares, como o éter, o álcool, o benzeno. A solubilidade é inversamente proporcional ao comprimento da cadeia R-, pois a mesma é apolar. Logo, quanto maior a parte apolar do composto menos solúvel o mesmo