Obtenção de co2 e nitrogênio
1. TÍTULO: OBTENÇÃO DE CO2 E NITROGÊNIO 3
2. OBJETIVO 3
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3
4. RESULTADO E DISCUSSÃO 3
5. CONCLUSÃO 6
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. TÍTULO: OBTENÇÃO DE CO2 E NITROGÊNIO
2. OBJETIVO
Obter CO2 verificando que a presença do mesmo altera o pH do meio e obter Nitrogênio verificando a diferença de reação na presença de fósforo aceso e fita de Magnésio acesa.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O experimento foi realizado em duas partes, sendo a primeira com o objetivo de obter CO2 e a segunda para obter Nitrogênio.
Parte I
Colocou-se num tubo de ensaio 2,0047g de Carbonato de Cálcio (CaCO3) e 15ml de Ácido Clorídrico 3mols\L (HCl). Foi adicionado água num béquer e verificado se o meio se apresentava ácido ou básico com uma fita de Tornassol. Posteriormente com uma ligação do tubo de ensaio até o béquer, aguardou a reação ocorrer e verificado novamente o pH do meio.
Parte II
Colocou-se num tubo de ensaio 2,9945g de NH4Cl, 1,06g de NaNO2 e 15ml de água e foi homogeneizado posteriormente. Aqueceu-se o mesmo com uma ligação até dois tubos de ensaio em água, sendo preenchido cada um de uma vez com o gás obtido após aquecimento. Foi nomeado como tubo de ensaio nº1 e nº2, então no primeiro colocou-se um palito de fósforo aceso e no segundo uma fita de Magnésio acesa.
4. RESULTADO E DISCUSSÃO
Parte I
Quando houve a medição do pH para verificar se o meio encontrava-se ácido ou básico a fita de Tornassol permaneceu da mesma cor. Enquanto ocorria reação no tubo de ensaio, pode-se observar formação de bolhas no béquer, ou seja, presença de CO2, porém ao tentar medir o pH novamente não foi possível, pois foi verificado que a fita não estava em condições de uso, no entanto, a presença de CO2 altera o pH do meio.
Figura 1: reação ocorrendo e presença de CO2 no béquer
Parte II
Após obtenção de Nitrogênio em dois tubos de ensaio,