Observação em Estádio de Futebol
Ciências Sociais
Trabalho de Antropologia
Observação: Estádio Almeidão
Fomos ao estádio Almeidão, ver o jogo do Vitória da Conquista BA contra o Botafogo PB chegando lá sentamos bem encima para ver tudo, e a principio a única coisa que estava clara era a ansiedade da torcida do Belo ( o jeito que o Botafogo era chamado pelos torcedores ) para que o jogo começasse, pois a vitoria neste jogo garantiria a vice-liderança ao Botafogo que jogava em casa.
Os torcedores estavam vestidos a vigor com bandeiras, camisas, instrumentos musicais, faixas na cabeça, alguns tinham até tatuagens esses últimos eram os fanáticos além das roupas ainda traziam muita energia, pois gritaram ‘Fogo, fogo” quase que o tempo todo, alguns traziam filhos, netos, (alguns eram crianças de colo) mais todos muito bem vestidos com suas camisas preto e branco dando sequência à paixão pelo esporte.
Antes mesmo do jogo começar as torcidas começaram a duelar com cantos, que aumentaram o tom com a entrada dos jogadores em campo para se aquecer. Minutos antes da apto do arbitro as redes e os relógios foram checados e a partir de agora o elemento surpresa também entra em campo, a sorte é responsável por vezes decidir o final da partida.
O arbitro lança a moeda para decidir quem começa com a bola, e assim começa o jogo enquanto isso as torcidas continuam a se provocar e em resposta logo no comecinho o Belo ameaça mais não marca o gol. Nessa hora muitos chingaram já outros fizeram apostas e outros ainda pediram a Deus a vitória do Botafogo.
Em meio aquele alvoroço tinha uns senhores que assistiam e ao mesmo tempo ouviam o jogo por um rádio de pilha e esses curtiam mais ainda os lances como também ficavam mais irritados. E em 19 minutos de jogo o Botafogo faz o primeiro gol e aí a torcida vibra e, mesmo eu não torcendo para o Botafogo a emoção é tão grande que até arrepia enquanto que a