Observação do nível operante
1 – OBJETIVO
Observar os comportamentos do sujeito experimental dentro da Caixa de Skinner antes intervenção por variáveis experimentais, para futuras comparações.
2 – MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 – SUJEITO
O sujeito do experimento é um rato albino da raça "Rattus Norvégicus" de linhagem Wistar, identificado sob o número 89. Trata-se um rato adulto jovem macho, com idade aproximada de três meses, pesando 290g. O sujeito experimental é criado em biotério próprio da UNIFIL, conforme as exigências e normas sanitárias e são expostos a privação de 24h.
2.2 – EQUIPAMENTO
Foi utilizada uma Caixa de Skinner com Medidas externas de 250mm x 250mm x 200mm em laterais de alumínio, frente em acrílico transparente, fecho magnético na porta, piso em barras de aço inox, barra em aço inox para acionamento pelo rato do lado direito com bebedouro em sua parte inferior e luz no topo da caixa do lado direito.
2.3 - PROCEDIMENTO
Utilizou-se o método de observação e apontamento dos comportamentos de nível operante em uma folha de registros durante trinta minutos.
3 – RESULTADOS
Figura 01 – Gráfico do número de ocorrência dos comportamentos em um intervalo de trinta minutos.
Unifil, Londrina, 2013.
Onde,
Fa = Farejar
Ab = Alisar os bigodes
Co = Coçar
La = Lamber
Lv = Levantar
Pb = Pressionar a barra de comando do bebedouro
Foi possível observar que o sujeito manifestou as seis categorias de comportamento, sendo que farejou e levantou com maior incidência.
4 – DISCUSSÃO
O experimento teve como objetivo observar o comportamento do sujeito experimental com o mínimo estímulo possível, para obter uma base para os futuros experimentos em que serão realizadas intervenções e condicionamentos. O sujeito apresentou os comportamentos padrões de nível operante. Esses comportamentos iniciais serviram para conhecer os reflexos inatos do