Observação de preceitos de inclusão em duas escolas da rede pública do Recife
Observação dos preceitos de inclusão a partir do caso de duas escolas da Rede Estadual de Educação no Recife.
Abril/2014
UNOPAR – UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ
Observação dos preceitos de inclusão a partir do caso de duas escolas da Rede Estadual de Educação no Recife. ¹
AZEVEDO, Raphael Flores²
1 - Trabalho apresentado às disciplinas Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura,
Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I, sob orientação dos professores Fábio Luiz, GianeAlbiazetti, Sandra Vedoato, Raquel Franco.
2 – Aluno regular do curso de História, 1º semestre, UNOPAR, Polo Vitória da Conquista –
Bahia.
Introdução
O caso a ser analisado trata da realidade de duas escolas do Recife, no ano de 2012 e apresenta a forma como ambas as escolas lidam com a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais e a integração nas turmas regulares de ensino.
A escola Governador Barbosa Lima, localizada no bairro do Dorby, área central do Recife conta com cerca de 400 estudantes com deficiência auditiva, visual e motora sendo em sua maioria pessoas com surdez, segundo
Fábia Fragoso, gestora-adjunta da escola, cerca de 90% dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais são alunos com algum tipo de deficiência auditiva. O relato que se tem é de que tendo em vista a quantidade de alunos já matriculados com a mesma singularidade outros alunos sentem-se a vontade para buscar a instituição. A escola atende alunos de diferentes faixas etárias em uma mesma turma para o ensino fundamental I, a partir do sexto ano os alunos são introduzidos ao chamado ensino regular.
Segundo a professora Miriam de Santana Lima, nos primeiros anos escolares os alunos se desenvolvem mais em turmas separas e quando vão para o sexto ano eles conseguem se adaptar. Essa mesma professora tem pós-graduação na área de educação inclusiva e a mesma foi galgada depois
que