Observação de células da epiderme da cebola
Trabalho realizado por: Rodrigo Lopes - nº 18
EB 2,3/S da Guia
03/03/2012
Introdução experimental
Este trabalho teve como objetivo a observação microscópica da célula da epiderme da cebola, onde se identificou as diferentes estruturas celulares da célula vegetal, analisou a constituição da célula eucariótica vegetal e, para melhor observação do núcleo, se adicionou corante de azul-de-metileno.
A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Alguns seres vivos são constituídos por uma só célula, ou seja, unicelulares, e outros são pluricelulares, podendo ser constituídos por biliões de células.
A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. A teoria da célula indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento, e para transmitir a informação para a geração seguinte, e que todas as células provêm de células preexistentes.
De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: eucarióticas e procarióticas. As células procarióticas são geralmente independentes, mais simples e não têm núcleo. As células eucarióticas são mais complexas, pois apresentam núcleo e são frequentemente encontrados em organismos multicelulares. As células eucarióticas podem ser divididas em duas categorias, células animais e células vegetais. Apesar de serem diferentes, ambas contêm membrana celular, citoplasma e núcleo.
A célula vegetal contém algumas peculiaridades como a parede celular , vacúolos e os cloroplastos.
Protocolo experimental
Material:
-» Bolbo de cebola;
-» Microscópio Óptico;
-» Agulhas de dissecção;
-» Lâminas;
-» Lamelas;
-» Pinça;
-» Tesoura;
-» Vidro de Relógio;
-» Bisturi;
-»